sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vontade de comer um pãozinho.

Eis que por esses dias me veio uma vontade de comer um pãozinho caseiro lembrei-me de um que comi a algum tempo atrás em casa de uma amiga da minha mãe que estava simplesmente delicioso. Fucei todos os blogs amigos e todos os sites de culinária que conhece e nada de achar uma receita que me agradasse (rápida, econômica e fácil) quando me lembrei que tinha a receita( do pão da amiga da minha mãe ) anotada em algum lugar. Achei no meu caderninho e lá fui eu por mãos a obra. A receita pedia 500gr de farinha de trigo mais gastei quase 1Kg já estava desesperada por que a massa não pegava o ponto de enrolar e eu sozinha em casa pra amassar a despejar farinha de trigo, imaginem a sujeira, mais por sorte ficou uma delícia realmente divina do jeitinho que eu queria. Tomei a liberdade de incrementar a receita e acrescentei-lhe recheios nos redondinhos coloquei um recheio de maçãs nas baguetes queijo, mas pode-se se rechear com a preferência de cada um. Ah acabei de lembrar minha aflição com o ponto foi tão grande que me esqueci do sal, graças a Deus não prejudicou muito o sabor mais da próxima prometo lembrar. O marido como sempre provador mor foi só elogios.

Ingredientes:
500gr de farinha de trigo (gastei quase 1kg)
3 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de açucar
1 envelope de fermento biológico
1/2 l de leite morno
sal a gosto

Modo de fazer:
Liquidifica todos os ingredientes exceto a farinha. Em seguida adicione a farinha até soltar das mãos.

Recheio de maçãs:
Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) de maçã sem casca cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de passas
½ colher (chá) de canela em pó3
colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos

Recheie e deixe descansar por 30' .Pincele com 1colher de margarina derretida batida com uma gema. Asse até que esteja dourado.

Dicas: A receita rende bastante, deve ser assada em forma untada e enfarinhada. O pães que recheie com quejo povilhei com queijo ralado e orégano.

2 comentários:

  1. Que maravilha esses pãezinhos, estou com água na boca.Vou anotar a receita, adoro fazer pães.Obrigada pelas visitas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, fiz essa receita ficou delicia....

    beijos

    ResponderExcluir