terça-feira, 18 de março de 2014

Brioche de Queijo e Presunto!



A receitinha de hoje vem direto da infância do maridinho, essa preciosidade me foi apresentada em uma virada de ano, apaixonei-me a primeira mordida, mas quem disse que conseguir a receita seria fácil??? Só consegui depois de alguns anos de casada pois a avó do marido guardava a sete chaves, ela tem ciúme das receitas dela, é necessário quase que provar que você merece receber essa honra, mas finalmente eu consegui!! Ontem estava eu procurando uma outra receita e me deparei com essa, não resisti minha fome de grávida (é novidade, estou com 23 semanas de gestação) me obrigou a fazer mesmo sendo tarde e comer ainda quentinho por que eu não podia esperar nem esfriar! Confesso que não me arrependi a receita é deliciosa macia e fofinha como só um brioche consegue ser, apesar de ter ficado um pouco sem sal, melhor assim o bebê agradece!!
Desculpem pela foto é que fiz de noite e para não correr o risco de ficar sem foto, como as últimas receitas que eu tenho experimentado, resolvi tirar a foto assim mesmo e a luz estava péssima.




Ingredientes:

1 xícara de chá de leite morno
3 1/2 xícara de chá de farinha e trigo
200gr de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento biológico seco ou um pacotinho
3 colheres de sopa de queijo ralado
4 ovos
4 batatas médias cozidas e amassadas
300gr de presunto
300gr de queijo mussarela
sal a gosto
gemas para pincelar


Modo de Fazer:

Na tigela da batedeira, se a sua tiver aqueles batedores de massas pesadas ou na cuba da máquina de pão( dá para fazer na mão com uma colher de pau, mais já vou avisando prepara o muque, eu tive que pedir um help ao marido) desmanche o fermento no leite, acrescente a farinha de trigo, a manteiga, os ovos inteiros, o queijo ralado, o açúcar, o sal e por último as batatas. Misture bem, fica uma massa mole e grudenta, é assim mesmo. Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha de trigo, despeje e espalhe nela metade da massa cobrindo toda a superfície, recheie com o queijo e o presunto e cubra com o restante da massa. Deixe descansar por 1h no forno desligado em seguida pincele as gemas e asse em forno médio por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Dica: 

Depois que saiu do forno pincelei com manteiga e polvilhei queijo ralado.



14 comentários:

  1. Um tanto quanto dramática essa apresentação,mas com todo o resto eu tenho que concordar,desde a parte que se relata ser da minha infância (já acordei muito no meio da noite pra comer escondido) e a parte de que ficou muitooooooo gostosa,tiro meu chapéu!...Ass: O maridinho!

    ResponderExcluir
  2. Hummm... só uma dúvida, a ordem dos ingredientes está correta? Leite, fermento e depois farinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Joana é isso mesmo dissolve o fermento biológico seco, aquele próprio para pães, no leite e então junta a farinha de trigo, o leite deve estar morninho. Desculpa a demora qualquer dúvida pode perguntar!!

      Excluir
  3. Hummm!!! Uma dúvida, a ordem os ingredientes está correta? Leite, fermento e logo depois a farinha?

    ResponderExcluir
  4. Fiz e ficou perfeito!! Amei a receita!! Nem foi tão difícil bater a massa na mão e ficou super fofinha, todos amaram!!

    ResponderExcluir
  5. pode fazer sem as batatas? recebi uma receita sem batatas

    ResponderExcluir
  6. Há tempos eu procurava uma receita de brioche. Encontrei seu site e salvei, mas semore inventava uma desculpa pra nao fazer. Ate que hoje, eu milagrosamente tinha todos os ingredientes em casa e fiz a receita... Que receita perfeita !!!! O brioche tava tão macio, suculento.. nem precisa de recheio. Tao bom q nao deu trmpo nem de esfriar.rsrs. a unica coisa q fiz errado, foi colocar numa forma pequena o qie acabou escorrendo pelo forno. Muito obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre comprava isso na lanchonete e minha tia sempre fazia. Era uma delícia, mas eu não sabia o nome kk encontrei sua receita agora e vou tentar fazer. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  8. Posso assar em assadeira de vidro? Tipo de lasanha...

    ResponderExcluir
  9. Eu recomendo assadeira de alumínio.

    ResponderExcluir
  10. Fiz essa receita hoje, sem as batatas e ficou perfeito o brioche, apenas aumentei o leite.

    ResponderExcluir
  11. Eu estava louca a procura uma amiga no curso fazia e NÃO passava a recrita pir nada nesse mundo... vou fazet hoje.

    ResponderExcluir
  12. Receita perfeita, acabei de fazer para amanhã. Mas estou sentindo dificuldade em parar de comer. É bom demais. É só seguir a receita q dá certinho.

    ResponderExcluir