sexta-feira, 26 de maio de 2017

Frigideira de camarão seco com repolho



A receita de hoje tem o gostinho da Bahia. É uma frigideira de repolho e o camarão seco entra como um tempero, que dá muito sabor.
Desde que comecei a Low Carb tenho me encantado com a versatilidade do repolho, já comi como macarrão com um molho de tomates caseiro, cru, na salada, já preparei como torta salgada junto com bacon e linguiça,  e ele não decepciona, combina com tudo. Já tenho aguardando na lista de receitas a testar uma lasanha com repolho no lugar da massa, tenho certeza que ele não vai me decepcionar.
Aqui em casa todo mundo ama essa receita, já foi repetida muitas vezes, e é sucesso garantido sempre,. é das minhas receitas curinga, para sempre feitas quando a pequena tá passando por um período de inapetência, pratos que ela sempre come um pratão, mesmo nesses períodos. Nessa receita o repolho deve ser cortado bem fininho para que com o tempero ele adquira um sabor quase que de bacalhau, nas minhas idas à feira, já vi venderem ele já cortado bem fininho em saquinhos, e reparei que as vendedoras cortam com o descascador de legumes, eu particularmente passo no processador com a lâmina de corte mais fina, e fico feliz com o resultado, para quem não tiver fica a dica do descascador ou pode cortar na faca, só vai precisar de um pouco mais de paciência, que será plenamente recompensada na hora de comer essa iguaria.

Ingredientes:

1/2 repolho grande, cortado bem fino
1 cebola picada
1 dente de alho esmagado
2 colheres de sopa de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
1 xícara de camarão seco
um punhado pequeno de amendoim e castanha de caju
2 cm de gengibre
1 tomate
talos de coentro
sal, à gosto
pimenta, à gosto
folhas de coentro picadas
6 ovos



Modo de fazer:

Numa panela grande aqueça o dendê, refogue a cebola, quando murchar acrescente o alho esmagado, depois que dourar o alho acrescente o repolho, mexa até murchar o repolho. No liquidificador junte o tomate, o leite de coco, o camarão, o gengibre, a castanha e o amendoim, os talos de coentro, sal  (cuidado com o sal o camarão seco é salgadinho) e pimenta. Bate até obter um creme homogêneo. Despeje esse creme sobre o refogado de repolho e cozinhe até secar, mexendo sempre. Corrija o sal e a pimenta, adicione o coentro picado e reserve. Na batedeira bata os ovos inteiros, com um pouco de sal, até obter uma textura fofa. Acrescente os ovos batidos ao refogado, misture bem. Passe para um pirex, caso goste decore com rodelas de cebola, leve ao forno 220 graus por 15 a 25 minutos, até dourar a superfície.

Dica: Se gostar de sardinha, pode acrescentar, uma latinha, junto com o creme. Deixa a frigideira ainda mais saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário