sábado, 21 de agosto de 2010

Ricota caseira!!


Preciso de uma vaca,rsrsrs !! Podem rir, mas é sério, depois que me mudei para Jacobina estou tendo que me virar para fazer as receitas que precisam de ricota e requeijão cremoso, pois aqui custam uma fortuna, e como o meu maridinho adora um cheesecake, fucei muito na net para encontrar uma receita de ricota caseira esta que eu vou postar encontrei no site Tudo Gostoso, só tem um probleminha aja leite por que a receita rende pouco, cerca de 250gr por litro de leite, e ainda tem o requeijão cremoso ( depois posto a receita ), esse pelo menos rende um pouco mais. Usei esta ricota para fazer a Torta Romeu e Julieta, e confesso que gostei mas dessa do que da ricota industrializada. Deixando de lado as vacas, vamos a receita.

Ingredientes:

1 litro de leite

50 ml de vinagre de vinho branco ou de maçã


Modo de Fazer

Ferva o leite, cuidado para não derramar, em seguida deslique o fogo e acrescente o vinagre, mexa um pouco apenas o suficiente para misturar o vinagre, deixe em repouso até que esfrie, coe e em seguida leve a geladeira por 5 horas e está prontapara o uso.


Ps: Esta é a receita de uma ricota neutra, mas você pode temperá -la com sal, salsa, pimente - calabresa, orégano. Para faze - la temperada misture o sal e as especiarias no vinagre antes de acrescentar ao leite.



Ps: Lety fiquei muito feliz de nossos blogs serem uma forma a mais de contato entre nós, bjs. Muitas saudades de você amiga.

11 comentários:

  1. Saudade é uma constante dentro de mim amiga *-* Te amo P.s.: Isso aí é bom?Tem cara de não ter gosto de nada!xD

    ResponderExcluir
  2. ola mima adorei seu blog e vou estar te seguindo, gostariamos que podessemos assim cxompartilhar nossas historias de cozinha...me visite tbem...bom domingo

    ResponderExcluir
  3. oi mima adorei esta receita da ricota caseira ja
    fiz e vou comtinuar fazento i muito bommmmmmmmmmm
    bom domingo a vc,

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita sua ricota. Você usou leite integral? Será que dá certo com desnatado? E foi com leite de caixinha? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei leite de vaca mesmo sabe??? É que eu moro no interior da Bahia e aqui vendem esse leite na porta de casa, ainda chega quentinho. Mas já fiz com leite integral de caixa e dá certo também só rende menos, quanto a outra pergunta sobre o leite desnatado, eu tenho para mim que não dá certo já que ele tem a gordura muito reduzida!!

      Excluir
  5. Muito obrigada Jemima, como aqui em São paulo não tenho nenhuma vaca por perto, haha, vou comprar na padaria o leite tipo B ou C, acho que dá mais certo que leite de caixinha. Se você puder me passar o link da receita do requeijão eu agradeço. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que a gente não pode ter essas coisas de fazenda perto de casa em qualquer lugar do Brasil, mas com certeza sua ricota dará certo e você pode saborizar que fica ótima também, e não vai se arrepender de experimentar o requeijão é realmente muito gostoso!! Quando fizer comenta o que você achou das receitas, ficarei muito feliz em publicar sua opinião!!

      Excluir
    2. Quando eu fizer venho aqui comentar sim. Muito obrigada.

      Excluir
  6. Já encontrei a receita do requeijão, obrigada novamente.

    ResponderExcluir