sábado, 16 de outubro de 2010

Pão de Abóbora com Coco!!!


Gente!!!!!!!! Já faz algum tempo que eu vi essa receita no blog da Akemi e fiquei louca de vontade de comer, fiquei enrolando bastante para fazer porque o maridão não gosta muito de abóbora, mais hoje eu decidi parar de enrolar e por a mão na massa, no começo eu achei que não ia dar certo pois a massa é beeeem grudenta e não solta da mão a não ser que você passe um pouco de farinha de trigo na mão na hora de modelar as bolinhas, mais com certeza vale a pena experimentar pois o sabor é divino.
Ingredientes:

500gr de abóbora cozida sem casca e sem sementes
1 xíc da água do cozimento da abóbora morna quase quente
1/2 xíc de coco ralado
2 ovos batidos
1 colher e 1/2 de sopa fermento seco para pães
1 xíc de açucar
1/2 xíc de chá menos um dedo de óleo
uma pitada de sal
farinha de trigo sem fermento quanto baste ( em torno de 1 Kg )

Modo de Fazer:
Esprema a abóbora até formar um purê, enquanto isso hidrate o coco em 1/2 xíc da água do cozimento da abóbora, com a outra metade da xíc dissolva o fermento com um pouco do açucar para facilitar. Misture tudo num recipiente junte os ovos, reserve um pouco para pincelar antes de levar ao forno, o restante do açucar, o óleo e o sal bata bem. Em seguida vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até que absorva farinha o suficiente para ficar bem elástica, a minha foi 1 Kg de farinha inteiro, a massa é bem grudenta mesmo. Dê uma sovada de leve o ponto é quando a massa fica bem elástica, cubra com um pano de prato e deixe descansar no mesmo recipiente por 1 hora. Enfarinhe as mãos e modele as bolinhas coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga uma ao lado da outra bem pertinho, ao final cubra novamente e deixe crescer por mais 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180° graus.
Pincele os bolinhos com o ovo batido reservado e leve ao forno, asse por uns 30 minutos ou até que fiquem corados. Retire do forno e espalhe a calda de coco em seguida.

Calda de coco
4 colheres de sopa de açucar
1/2 xíc de leite
1/2 xíc de coco ralado

Leve tudo ao fogo numa panela e deixe ferver um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário