quinta-feira, 18 de maio de 2017

Bolo de Chocolate


Sempre amei comer bolo, aqui em casa todo mundo ama, então quando mudamos a alimentação, em tese os bolos como deliciosos carboidratos que são, estariam de fora da nossa rotina alimentar. mas a pequena levava bolo no lanche da escola, marido não aguenta ficar muito tempo sem bolo (nem eu). Como solucionar essa questão? Adaptando as receitas para ficarem com o mínimo possível de carboidratos. Esbarrei em dois problemas: o primeiro a maioria das receitas disponíveis leva adoçante, nunca gostei deles, então o que posso comer ou beber sem açúcar ex: chá, café, algumas receitas de bolo, ok comemos e bebemos, sim inclusive a pequena, sem ele. Mas o que exige dulçor uso açúcar mesmo, na quantidade mínima possível.
Porque eu penso o seguinte, o adoçante seja ele qual for vai subir a insulina do mesmo jeito, e geralmente terá algum sabor residual, então prefiro usar o açúcar que fará o mesmo efeito, porém sem sabor residual, e como ninguém senta e come um bolo inteiro de uma única vez, não vejo problema em consumir com parcimônia e em horários estratégicos ex: a noite, pois a resposta da insulina é diminuída.
O segundo problema a farinha de trigo, nenhuma farinha no mundo é igual a farinha de trigo, então não adianta fazer pães e bolos low carb sonhando com aquela textura maravilhosa, por que você vai se frustrar. Então tenho tentado pelo menos me aproximar dessa textura, por que a maioria dos bolos e pães tem textura muito úmida e massuda, algumas chegam até a lembrar omelete rsrsrs. Minha solução depois de muitos testes foi fazer um mix de farinhas juntando suas características, para pelo menos lembrar a textura de bolos e pães normais.
Eu não me tornei carbofóbica  (não tenho pânico de carboidratos) entendo que equilíbrio é a chave para uma vida saudável, portanto uso produtos controversos no mundo low carb.
Agora com os principais pontos esclarecidos, vamos a receita desse bolo, que é delicioso, com uma textura leve e fofinha.

Ingredientes:
Mix de farinhas

1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa semente de linhaça dourada
2 colheres de sopa de aveia ou aveia em flocos finos ou farinha de aveia
1/2 xícara de farinha de coco

Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador até homogeneizar. Reserve


Ingredientes do bolo:

150gr de manteiga
1/2 xícara de açúcar demerara
5 ovos
1/2 xícara de cacau em pó ( usei chocolate em pó 50%)
1 xícara do mix de farinhas
1 colher de sopa de fermento químico

Modo de fazer:

Bata primeiro a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, acrescente os ovos inteiros um a um, bata bem para não ter cheiro de ovo, em seguida tire da batedeira e junte os secos vagarosamente com um fouet ou batedor da batedeira. Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada com chocolate em pó ou cacau. Leve ao forno médio 180º graus pré aquecido por cerca de 35 minutos ou até que espetando o palito este saia limpo.


Dica: Mesmo com a forma bem untada e enfarinhada com o chocolate, meu bolo não desenformou, caso queira desenformar sugiro usar papel manteiga untado e enfarinhado do mesmo jeito na forma.

Um comentário: