quarta-feira, 24 de maio de 2017

Torta salgada Low Carb


Hoje eu trago uma torta salgada, especialmente gostosa, que não leva, queijo nem creme de leite. A grande maioria das receitas Low Carb são carregadas nesses dois ingredientes, infelizmente apesar de amar ambos, nem eu nem a pequena podemos exagerar, pois esses ingredientes são derivados do leite de vaca, que é mucogênico ou seja aumenta e muito a produção de muco, e a gente acaba tendo crises alérgicas respiratórias, numa dessas crises, esbarrei nessa receita. E foi uma grata surpresa é deliciosa e muito versátil, podendo ser feita com o recheio da sua preferência, já fiz com frango e com sardinhas difícil decidir qual a mais gostosa.

Ingredientes:

1 couve flor cozida no vapor até estar macia
2 ovos
1/2 xícara de farelo de aveia ( pode substituir por farinha de coco )
sal a gosto
pimenta a gosto
2 colheres de óleo de coco
opcional: 2 colheres de requeijão cremoso, ou 50 gr de queijo ralado ( pode ser pacote ou ralado na hora)

Modo de fazer:

Num liquidificador ou processador bata a couve flor, 1 ovo inteiro e 1 clara (reserve a gema), em seguida acrescente o farelo de aveia, sal e a pimenta, bata até homogeneizar. Num refratário untado com o óleo de coco  espalhe metade da massa, acrescente o recheio da sua preferência e cubra com o restante da massa. Numa xícara com um garfo, bata a gema reservada e uma colher de óleo de coco, pincele a massa com essa mistura e leve ao forno, por cerca de 30 minutos, ou até dourar a superfície.

Sugestão de recheio:

Ingredientes:
Cebola
Tomate
Pimentão
4 azeitonas
2 latas de sardinha
sal a gosto
pimenta a gosto
manteiga ou óleo de coco para refogar
Milho e ervilha


Modo de fazer:

Pique a cebola, tomate, pimentão e as azeitonas, escorra as latas de sardinha e amasse os peixinhos. Refogue a cebola picada até que fique transparente, junte o tomate, pimentão, a sardinha e as azeitonas. Tempere com o sal e a pimenta a gosto, refogue por uns 2 a 3 minutos, acrescente o milho e a ervilha.

2 comentários: