terça-feira, 29 de outubro de 2013

Panquecas



Passei um tempo longe, peço desculpas, mas os motivos foram justos. Agora vamos retomar, com força total.
Para hoje eu escolhi essa receita simples e com gosto de família reunida para mim, lembro quando era criança e minha mãe linda preparava para o almoço no fim de semana, era uma festa ainda mais por que ela sempre me deixava ajudar, eu me sentia realmente especial. Por isso um conselho para quem tem crianças, convidem elas para ajudarem a preparar o almoço ou jantar, além de cultivar o gosto pela cozinha elas amam se sentirem úteis e comem muito mais e com prazer, afinal elas que fizeram.
Sem mais delongas vamos a receitinha.



Ingredientes

Panqueca

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de café rasa de sal
2 ovos
1 colher de sobremesa rasa de queijo ralado

Molho de tomates caseiro

1 cebola média picada grosseiramente
1 dente de alho picado grosseiramente
4 tomates maduros picados grosseiramente
1 cenoura pequena picada grosseiramente
1 colher de café de açúcar
2 colheres de sopa de extrato de tomate
sal a gosto
ervas a gosto
água

Recheio 

À sua preferência pode ser frango desfiado, carne moída previamente cozida, proteína texturizada de soja previamente hidratada e temperada, legumes, enfim o que sua imaginação mandar.


Modo de Preparo

Panqueca

No copo do liquidificador acrescente os ingredientes começando pelos secos e bata bem. Deixe descansar no próprio copo por alguns minutos. Numa frigideira ou panquequeira quente untada com um pouco de óleo, se a mesma for de antiaderente só é preciso fazer esse procedimento com o óleo na primeira, despeje uma concha pequena de massa na frigideira virando-a para os lados afim de que fique redondinha deixe até dourar, em seguida doure do outro lado. Rende em média uns 12 discos de panqueca. Importante faça discos finos para conseguir recheá-los. Reserve.

Molho de tomates caseiro

Em uma panela com um pouco de azeite doure a cebola e o alho, em seguida acrescente a cenoura e o tomate, refogue um pouco. Junte água suficiente para cobrir os tomates, adicione os demais ingredientes e cozinhe até que os tomates estejam macios. Espere esfriar e bata no liquidificador, volte a panela corrija o tempero e reduza. Reserve

Montagem

Recheie os discos de panquecas com mais ou menos 2 colheres de sopa do recheio escolhido e enrole. Num refratário que possa ir ao forno, coloque um pouco de molho e arrume as panquecas enroladas, por fim acrescente mais molho de tomate e cubra com queijo ralado e orégano. Leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.

PS: A cenoura e o açúcar serve para reduzir a acidez do tomate, além de torná-lo mas saboroso e nutritivo. Mas você é livre para utilizar o molho industrializado de sua preferência.

sábado, 12 de outubro de 2013

Torta de Morango!



Essa semana estava com vontade de comer morangos, mais como eles são por vezes bem azedinhos não sou muito chegada a comê-los puros, então maquinei a semana toda como poderia usá- los. queria que fosse com um acompanhamento cremoso, foi então que pensei em transformá-los em uma torta juntando o doce que eu mais gosto, beijinho cremoso, achei que combinariam só faltava então uma base, imaginei um pavê com bolachas champagne, mais não tinha em casa e no feriado tudo fechado então não tinha como comprar, além é claro da preguiça  básica do fim de semana, queimei os miolos e decidi fazer um bolo tipo esponja. Até ficar pronto tive dúvida se ficaria bom, mas depois da primeira garfada tive que me segurar e ao maridinho por que a vontade era devorar inteira até o último pedacinho!
Usando essa receita dá para fazer um bolo de aniversário incrível o bolo esponja fica um complemento perfeito para o recheio, pois é neutro. Experimentem e mandem as fotos e comentários para prazerdacozinhablog@hotmail.com, fico muito feliz em recebê-los e em publicá-los aqui no blog!!



Ingredientes:

Bolo Esponja

2 ovos
3/4 xícara de açúcar (usei glaçúcar)
1 colher de sobremesa de margarina
1/2 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico

Calda 

2 colheres de sopa de leite condensado
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de coco ralado

Morangos


1 caixa de morangos picados (separe alguns para decoração)

Beijinho Cremoso

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
50 grs de coco ralado
1/4 de xícara de creme de leite


Modo de Preparo:

Bolo Esponja

Na batedeira bata as claras em neve, acrescente vagarosamente o açúcar, bata bem, junte as gemas uma a uma, batendo mais a cada adição, por último a margarina em temperatura ambiente, bata até estar homogêneo. Desligue a batedeira. Com o fouet misture a farinha de trigo peneirada aos poucos intercalando com o leite. Por último adicione o fermento peneirado. Leve ao forno em uma forma de cerca de 20 cm de diâmetro ou equivalente untada e enfarinhada, por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo. Reserve

Calda

Em um recipiente misture todos os ingredientes até estarem homogêneos. Reserve

Beijinho Cremoso

Em uma panela adicione o leite com a farinha de trigo dissolvida, o leite condensado, o coco ralado  e a manteiga, cozinhe mexendo sempre até quase o ponto de beijinho de colher, apague o fogo e misture o creme de leite. Reserve.

Montagem

Com o bolo ainda quente, faça alguns furinhos com o palito e umedeça com a calda, passe uma fina camada do beijinho, acrescente os morangos picados de modo homogêneo, cubra com o restante do beijinho, decore a gosto leve a geladeira. Sirva geladinha.
Para um bolo de aniversário basta cobrir com outro disco de bolo e confeitar com sua cobertura predileta.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Prazer da Cozinha por aí!!




O post de hoje é dedicado as leitoras amadas que testam as receitas e enviam suas fotos e seus comentários.

1. Kelly Lima - Amanteigado Sairam agorinhaaa do forno rsrsrsrs estão gostosos.... eu coloquei, metade manteiga metade margarina... Delícia!!!

2. Neusa Portela - Omelete: Prático e delicioso!!!

Obrigada meninas a vocês que me deram esse retorno me sinto honrada e com uma sensação de dever cumprido, já que meu desejo é inspira-las para se aventurarem na cozinha.

Se você já fez uma das receitas do blog e quer deixar seu comentário e sua foto envie para prazerdacozinhablog@hotmail.com , ficarei muito feliz em receber suas fotos!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Omelete de Forno



Sabe aquele dia corrido, que você não tem tempo para nada e o almoço não tá pronto?? Pois é recentemente passei por isso, mais aí me lembrei de uma receita que já tinha visto numa revista da Nestlé, essa receita de omelete sobre o slogan Vapt-Vupt, então resolvi experimentar com algumas alterações naturalmente. E não é que além de prática e rápida a receita é super gostosa! Ela também pode entrar no roll das receitas que podem ser preparadas com qualquer coisa que estiver de bobeira na geladeira.

Ingredientes:


5 ovos
4 colheres de sopa de leite líquido
1/2 colher de sopa de farinha de trigo (opcional)
1/2 colher de café de fermento químico (opcional)
1 colher de sobremesa de creme de cebola (opcional)
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
carne moída
cenoura ralada
cebola picadinha
tomate picadinho


Modo de Preparo:


Bata levemente os ovos, o leite, a farinha de trigo, o fermento, o creme de cebola, a pimenta e o sal, em seguida acrescente o recheio misture suavemente. Coloque em um recipiente refratário pequeno untado e leve para assar  em forno médio alto (200°C), preaquecido até que esteja firme e dourado, cerca de 20'.

Ps: Você pode temperar os ovos com os condimentos de sua preferência, e o recheio deve ser de acordo com o seu desejo desde queijo e presunto, frango desfiado, carne, sardinha ou atum de lata, verduras, enfim qualquer coisa mesmo. Acrescentei a farinha de trigo e o fermento por que gosto de uma omelete mais firme.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Lasanha de Frango com Creme de Milho


 Por que tudo que bom é ilegal, proibido ou engorda??? Já diz uma apresentadora do Gnt, sinceramente não sei parece maldade.
 Mas para mim é verdade, eu adoro lasanha ( que engorda ) e ainda tô em busca da receita perfeita, aceito sugestões,  mas essa quase chega lá. 
Nem sei o porque dela não ser perfeita, mas falta o tchan, e mesmo sem saber o que ele é quando estiver de frente para ele eu vou saber, tipo paixão a 1ª vista.

Ingredientes: 

Massa:

1 embalagem de massa para lasanha ( prefiro a simples, a que cozinha no forno precisa de muito molho )


Recheio:

Frango cozido e desfiado
Cebola picada
Tomate picado
Alho picado
Manteiga
1 xícara de chá da água do cozimento do frango
2 colheres de sopa de Creme de cebola
1 colher de sopa de extrato de tomate
Milho
Ervilha
400 gr de Queijo Mussarela ralado
200 gr de Presunto

Creme de Milho: 

500 ml de leite
1 1/2 lata de milho verde
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa creme de cebola
1/2 colher de sopa de maizena
1/2 copo de requeijão cremoso
1/2 cebola


Modo de Preparo:

Cozinhe a massa da lasanha al dente e reserve.
Cozinhe ou asse o frango como de sua preferência e desfie, reserve .
Numa panela refoque na manteiga a cebola, em seguida o alho até estarem dourados, acrescente o frango e o tomate, refoque mais um pouco. Adicione a água do cozimento com o creme de cebola dissolvido e o extrato de tomate, cozinhe até engrossar um pouco, acerte o sal e acrescente o milho e a ervilha, reserve.
No liquidificador bata todos os ingredientes, reserve 1/2 lata de milho, até estarem homogêneos. Transfira para uma panela acrescente o restante do milho e cozinhe até engrossar, ponto de mingau ralo, reserve.
Num refratário comece a montar a lasanha primeiro com o creme em seguida a massa, creme, frango,creme massa, siga alternando camadas do frango, queijo e do presunto mantendo sempre a massa entre duas camadas de  creme, finalizando com o creme e o queijo.
Leve ao forno por cerca de 20'.

Ps: Para fazer com a massa que cozinha no forno, dobre a receita do creme, e leve ao forno coberta com papel alumínio pelo tempo indicado na embalagem da massa.


domingo, 29 de setembro de 2013

Farofa Crocante


Meu marido diz que eu não faço farofa, faço farinhada então para tentar me redimir dessa fama fiz essa receita, com certeza diferente de tudo que você já provou. Vi a receita no Super Chef da Ana Maria, e como sempre adaptei aos meus ingredientes e dei uns toques especiais.

Ingredientes: 

2 xícaras de farinha de rosca
1/2 xícara de amendoim torrado picado
1/2 xícara de castanha de caju torrada e picada 
cebola picadinha
uvas passas
manteiga

Modo de Preparo: 

Despeje a farinha de rosca em uma assadeira e o amendoim e a castanha em outra, 
leve ambas ao forno, a primeira até que a farinha esteja dourada e a segunda para intensificar a crocância das oleaginosas. Reserve.
Numa frigideira refogue a cebola, as passas na manteiga, quando a cebola estiver dourada abaixe o fogo e acrescente as oleaginosas e a farinha de rosca, mexa bem.

sábado, 28 de setembro de 2013

Molho de Limão ( Acompanhamento para peixe )


Dando sequência aos acompanhamentos da cavalinha grelhada. Esse molho é uma agradável surpresa para o paladar, acompanha muito bem qualquer peixe, mas numa pititinga frita é um espetáculo à parte. Convido você a descobrir o sabor dessa delícia.

Ingredientes: 

Cebola picadinha
1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de sumo de limão*
4 colheres de sopa de creme de leite
1 1/2 xícara de chá de leite
sal a gosto
salsinha e coentro picadinhos
fio de azeite

Modo de Preparo:

Numa panela acrescente a manteiga ou margarina e um fio de azeite para não queimar, a cebola e refogue. Quando a cebola estiver dourada acrescente a farinha de trigo e refogue mais um pouco, adicione o leite e em seguida o sumo de limão  e o sal mexa bem até o ponto de mingau grosso, apague o fogo e acrescente o creme de leite e as ervas picadinhas.

* Eu fiz o molho na wok depois de retirar a batata para aproveitar o sabor do peixe e por esse mesmo motivo usei o caldo que sobrou da marinada ao invés do sumo de limão.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Peixinho saboroso


Vou começar pedindo desculpas pela foto, com certeza não ficaram boas. Mas quanto ao sabor da receita esse com certeza posso afirmar categoricamente que é divino, uma receita a ser repetida muitas vezes.
Em uma das minhas idas a peixaria fui apresentada não sei bem como nem por que, mas graças a Deus foi uma grata surpresa , a  um peixe chamado Cavala, e para o almoço do fim de semana resolvi prepará-lo grelhadinho com batata souté, farofa crocante e molho de limão. No correr dos dias vou publicando todas essas receitinhas, a seguir uma foto do prato pronto.

Ingredientes:

Peixe

Peixes Cavala, tratádos e cortados como na foto
Limão
Sal
Azeite de Oliva

Batata Souté

Batatas cortadas e cozidas al dente
Salsinha
Manteiga
Sal
Cebola picadinha

Modo de Preparo:

Limpe o peixe, eu deixo mergulhado em água com limão, para sair o cheiro, em seguida temperei com o limão e o sal na noite anterior.
Grelhei o peixe com um pouco de azeite na wok , em seguida arrumei numa frigideira untada com azeite de oliva, na mesma panela coloquei a manteiga e a cebola refoguei um pouquinho, acrescentei as batatas e continuei refogando até dourar, apaguei o fogo e salpiquei a salsinha picada. Arrumei na assadeira junto com o peixe, levei ao forno alto por cerca de 30 minutos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O melhor bolo de chocolate do mundo!


Imagine um bolo molhadinho com o açúcar na medida certa, pois esse bolo tem tudo isso é simplesmente maravilhoso, e eu que não sou muito fã de bolo de chocolate amo!
Sempre que posso invento uma desculpa para fazê-lo, e tenho que me segurar para não devorá-lo inteiro. Faço apenas uma ressalva use sempre ingredientes de boa qualidade pois eles fazem uma grande diferença no sabor!!



Ingredientes:

4 ovos
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de chocolate em pó
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de fermento

Modo de Fazer:

Na batedeira bata o açúcar e a manteiga, em seguida acrescente os ovos um a um batendo bem a cada adição.
Em seguida desligue a batedeira e acrescente os ingredientes secos peneirados intercalando sempre com a água fervente, misture delicadamente com um fouet, por último acrescente o fermento. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, asse em forno médio até que espetando um palito este saia limpo!

Ps: De cobertura usei uma ganache de chocolate meio amargo simples e decorei com raspas do mesmo chocolate.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Falso Pudim



Bom essa receita estava a séculos guardada para ser postada, bem chegou a hora. Essa é uma excelente pedida para quando se quer comer um belo pudim mais falta o leite condensado, o único defeito é que rende pouco como dá para perceber na foto ele fica baixinho, mas nem por isso menos gostoso.
Cozinhei como dito aqui, na panela no fogão apenas cobri a forma com papel alumínio antes para evitar respingos.

Ingredientes:


10 unidades de biscoito tipo maizena
4 ovos
2 xícaras de chá de leite
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de café solúvel 
2 colheres de chocolate em pó (opcional)
Açúcar para caramelar a forma

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até estar homogêneo, despeje na forma caramelada e cozinhe em banho-maria no fogão ou asse em banho-maria no forno até que espetando um palito este saia limpo.

Ps: Como não uso café solúvel, substitui 1/2 xícara de leite por café preto.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sorvete Caseiro de Queijo com Calda Quente de Goiabada!!



Imagine uma sobremesa surpreendentemente deliciosa, e olha que eu não gosto de doces com queijo 
mas esse é realmente muito bom, como estou fazendo uma dieta, eu sei como assim dieta e de sobremesa sorvete?? Bom minha dieta não é restritiva e de vez em quando posso comer um docinho por que ninguém é de ferro né? Mas voltando, por causa disso fiz com requeijão light e queijo minas light não troquei os demais ingredientes por medo de alterar a textura, mais vou experimentar depois e conto.


Ingredientes:

Sorvete de queijo

1 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
1 copo de requeijão ( usei light )
1/2 unidade de queijo minas ( cerca de 350 gr )

Calda quente de goiabada

100 gr de goiabada 
Água 

Modo de Fazer:


Bata no liquidificador todos os ingredientes do sorvete até homogeneizar, em seguida leve ao freezer.

Numa panela derreta a goiabada com a água em fogo baixo para não queimar. Reserve.


Ps: Tirar do freezer cerca de 10 minutos antes de servir, cubras as bolas de sorvete com a calda de goiabada quente e biscoito maizena esmigalhado, faz toda a diferença.

domingo, 15 de setembro de 2013

Bolo de Maracujá




Retomando o blog a pedidos insistentes da família. Andei desmotivada para continuar postando, ainda mais quando descobri receitas e fotos minhas sendo usadas sem minha autorização, quem como eu se predispõe a ter um blog sabe o trabalho que dá, é preciso testar as receitas tirar as fotos, fazer ajustes para poder publicar algo que temos certeza que dá certo, e ver que algumas pessoas fazem uso do nosso trabalho como se fosse da mesma sem dar os créditos é revoltante. 
Mas deixemos de conversa e vamos a esta receita sensacional que eu encontrei no blog Pitéu e dei uma alterada para satisfazer o meu paladar, já que a receita leva calda e eu não curto muito, recomendo qualquer das duas versões.


Ingredientes:

4 ovos
2 colheres de sopa de margarina (pode usar manteiga )
1 e 1/2 xícara chá de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco concentrado de maracujá
1 colher de sopa de fermento químico

Modo de Fazer: 

Primeiro prepare o suco concentrado de maracujá, na xícara de medida coloque a polpa de um ou dois maracujás ( depende do tamanho, se for grande 1 apenas basta ) e complete com água para chegar na medida, pulse rapidamente no liquidificador e reserve, não precisa coar pois as sementes depois de assadas ficam crocantes dando um toque ainda mais especial a esse bolo.
Na batedeira, bata primeiro a manteiga e açúcar, acrescente os ovos um a um. Bater bem.
Em seguida com o auxílio de um fouet incorpore aos poucos a farinha de trigo peneirada intercalando com o suco concentrado, por último acrescente o fermento. Leve ao forno 180° em forma untada e enfarinhada por cerca de 35 minutos ou até que se espete o palito e este saia limpo.

Ps: Esse bolo é muito simples de fazer, mas o sabor é divino.